Procedimentos Estéticos

Cirurgias que oferecem harmonia ao sorriso

A beleza não requer perfeição, mas simetria. A plástica gengival é uma pequena correção que resulta em uma grande diferença na face e sorriso.  A Cirurgia Plástica Periodontal apresenta diversas técnicas cirúrgicas e não-cirúrgicas que minimizam, mascaram e até eliminam o excesso ou a ausência de gengiva. Identificar a causa é fundamental para a escolha do procedimento e o sucesso do tratamento.

São vários os fatores podem afectar a integridade dos tecidos periodontais (tecidos em redor do dente), e em consequência destes, levar à sua destruição comprometendo assim a sua integridade, assim como, a harmonia estética do sorriso. No entanto, existem fatores que podem propiciar uma rápida destruição destes tecidos numa idade muito precoce.

O que são as cirurgias plásticas periodontais e quando são indicadas?

As Plásticas Gengivais são cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético ou funcional. A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente. Para estar apto a esta cirurgia o paciente somente deve estar com boa saúde bucal, não havendo assim contraindicações.

Recessões Gengivais

Retração gengival ou recessão gengival é o processo em que a margem gengival do tecido que circunda o dente se retrai em direção à extremidade da raiz, expondo a raiz do dente. Muitos pacientes se enganam ao achar que o dente está maior ("dentes compridos”). O que ocorre é a migração da gengiva, e não do dente. A retração gengival muitas vezes pode provocar a sensibilidade dos dentes, além é claro de queixas estéticas

Recobrimento radicular com enxertos gengivais:

Cirurgia de enxerto de tecidos moles (chamada de enxerto gengival) e outros procedimentos ajudam a criar mais gengiva inserida para prevenir a progressão da recessão gengival e auxiliar na regeneração e restabelecimento da cobertura da raiz.

A indicação principal é estética, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar. A plástica gengival de enxerto também pode ser indicada em raízes que apresentam muita sensibilidade.

Esta cirurgia realiza-se com anestesia local, na zona afetada pela recessão gengival que irá receber o tecido gengival para enxerto, que é retirado do céu da boca do próprio paciente. No final, ambas as zonas são suturadas com pontos de sutura  e o paciente volta em seguida as suas atividades normais.

Pré-operatório: paciente apresentava múltiplas recessões gengivais em caninos e pré-molares, queixando-se de sensibilidade dentária e dentes maiores que o normal.

  

Pós-operatório: recessões gengivais recobertas com enxerto gengival, eliminando as queixas da paciente devolvendo o equilíbrio e a harmonia dento-gengival

O sorriso gengival

É a exposição exagerada da gengiva ao sorrir, afetando a estética e por vezes causando constrangimento a pessoa que sorri. 

Existem diversas causas para o sorriso gengival: excesso de gengiva, erupção insuficiente do dente (conferindo aspecto de dente pequeno) ou ainda uma hipertonicidade dos músculos que elevam o lábio superior quando o paciente sorri. Cada etiologia (causa) exige um tratamento específico. Marque uma consulta de avaliação para saber o que é melhor para o seu caso.

O sorriso gengival causado por excesso de gengiva é corrigido com cirurgia plástica gengival, chamada de gengivoplastia.

Como é a gengivoplastia?

Gengivoplastia ou gengivectomia, é um procedimento simples para remoção do tecido gengival em excesso e visam a correção dos sorrisos gengivas e consequentemente aumento do tamanho dos dentes.É uma técnica simples e rápida, sem desconforto pós-operatório, e o paciente volta em seguida às suas atividades normais. A gengiva em excesso é removida com o uso de bisturis tradicionais ou técnicas mais contemporâneas (corte a LASER ou bisturi elétrico).

Esta técnica tem ganhado bastante notoriedade quando combinada às reabilitações estéticas dos dentes através de lente de contato ou facetas de porcelana, conferindo uma harmonia dento-gengival na qualidade de uma obra de arte.