Implantes Dentários

Cirurgias reconstrutivas

Os ossos maxilares são estruturas complexas que sofrem um processo de alteração constante durante a vida do indivíduo, chamado de remodelação óssea. At’s aproximadamente os 50 anos de idade, este balanço entre formação e reabsorção óssea é positivo; após este período, reabsorção (perda) óssea contínua ocorre.

Ainda, após a perda de um dente, as forças mastigatórias que mantinham o volume ósseo são anuladas, e a atrofia óssea tende a ocorrer. Assim, previamente à instalação de um implante dentário em um local de atrofia óssea moderada/severa, é necessário a realização de um enxerto ósseo, que consiste em procedimentos reconstrutivos que tem o objetivo de aumentar o volume ósseo naquele local específico para que se torne apto a receber um implante dentário.

O Dr. Antonini está engajado em realizar os proceidmentos mais indicados para garantir o sucesso e a segurança de sua reabilitação dentária, devolvendo a você um sorriso harmonioso, dentes fixos, saudáveis e duradouros.

Indicações - Quando o enxerto ósseo é necessário?

A perda de volume ósseo é causada por diversos fatores, entre eles, traumas, infecções, doença periodontal e atrofia óssea por desuso (perda do dente a longo tempo). Todos os pacientes que desejam reabilitações suportadas por implantes devem realizar uma exame chamado de Tomografia computadorizada Cone-Bean, que fornece tridimensionalmente as medidas de volume ósseo dos maxilares. Caso este volume seja insuficiente para a instalação segura dos implantes dentários, os enxertos ósseos estão indicados.

Tipos de enxertos

Há diversos tipos de enxertos ósseos, nomeados de acordo com a fonte do osso utilizado:

  • Enxerto autógeno: enxerto com osso removido do próprio paciente. O osso é removido de áreas intrabucais com procedimentos rápidos e seguros e transferido para um sítio com disponibilidade óssea limitada. É considerado o “padrão-ouro” para a reconstrução de áreas atrofiadas, já que fornece os resultados mais previsíveis;
  • Enxerto alógeno: enxerto com osso proveniente de banco de ossos humanos. Apesar de fornecer grandes quantidades de osso sem a necessidade de remoção do prórpio paciente, sua segurança e capacidade de se transformar em osso vivo ainda são contestados. Este tipo de enxerto não é utilizado em nossa clínica;
  • Enxerto xenógeno: biomateriais sintetizados e liofilizados a partir do osso de origem animal, normalmente os bovinos, pois possuem estrutura óssea mineral semelhante aos ossos humanos. Funcionam como substituos ósseos naturais e possuem eficácia e segurança comprovdas cientificamente;

Pionerismo

O Dr. Antonini e a equipe da clínica FACE são pioneiros no uso de proteínas ósseas morfogenéticas (rhBMP-2) na cidade de Criciúma e região.