Cirurgia Ortognática

A sua primeira consulta

Em sua primeira consulta, nossa equipe de secretárias e atendentes recepcionará você de forma a se sentir o mais confortável possível em nossa clínica.

Após preencher seus dados pessoais e completar um breve questionário de saúde, o Dr. Fernando Antonini estudará os motivos da sua visita, suas expectativas e efetuará uma avaliação clínica detalhada para melhor entender suas queixas. Exames complementares como radiografias, tomografias computadorizadas, modelos de gesso das arcadas dentárias e fotografias intra e extra-bucais serão solicitados/efetuados na clínica caso você ainda não tenha realizado.

Após esta primeira consulta e com os exames necessários realizados, nós lhe apresentaremos um plano de tratamento personalizado, descrevendo todas as etapas que englobam o seu tratamento.

Tratamento Integrado

Seu dentista, ortodontista e Cirurgião Bucomaxilofacial irão trabalhar em conjunto para determinar as etapas, a sequência e o tempo de tratamento. É importante entender que o tratamento de deformidade dento-facial é realizado por procedimentos orto-cirúrgicos, e seu tratamento inclui um período de tratamento ortodôntico prévio à cirurgia para corrigir o componente dentário de sua deformidade. Após esta correção inicial posicionamento dentário, que dura em média 12 meses, a equipe planeja e determina o procedimento cirúrgico adequado para o seu caso.

Etapa de planejamento cirúrgico e período pré-operatório

Esta etapa de planejamento e confecção de guia cirúrgico dura aproximadamente 7 dias. Durante esta semana prévia à cirurgia, o paciente é encaminhado para realização de exames pré-operatórios padronizados (exames de sangue, urina, eletrocardiograma) e encaminhado a uma consulta pré-anestésica, onde o anestesista avaliará a saúde geral do paciente e esclarecerá a realização da anestesia geral.

Orientações pré e pós-operatórias, incluindo medicações e cuidados a serem tomados após a cirurgia serão esclarecidos ao paciente e familiares para que a cirurgia ocorra com toda segurança necessária e o período pós-operatório seja o mais confortável possível.

A sua cirurgia

A cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral. O procedimento dura entre 2 e 4 horas, dependendo da magnitude da deformidade. O período de internação hospitalar é entre 12 e 24 horas, havendo alta hospitalar e recuperação em sua casa após este período. Durante a cirurgia realizada pelo Dr. Fernando Antonini e sua equipe de profissionais, seus acompanhantes serão informados a todo tempo sobre o andamento da cirurgia até o seu término. Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, com incisões pequenas e sem cicatrizes na face. O osso maxilares são reposicionados e fixados com miniplacas e miniparafusos de titânio, sem necessidade de “amarrar” a boca. Logo após a cirurgia você passará por um período de recuperação anestésica, e então será encaminhado para o quarto do hospital (se permanecer internado) ou liberado para ir para casa.

Após a sua cirurgia

Logo após a sua cirurgia, ainda na sala de recuperação anestésica, você será visitado pela equipe do Dr. Fernando Antonini e assistido em todos os aspectos necessários. Ainda no hospital, os cuidados pós-operatórios imediatos serão efetuados por esta equipe, incluindo dieta, higiene, fisioterapia oral e os cuidados gerais. Previamente à alta hospitalar, o Dr. Fernando Antonini revisará, verbalmente e por escrito, todas as medicações e as orientações pós-operatórias a serem seguidas.

As informações fornecidas neste site não pretendem ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Ele é fornecido para ajudá-lo a se comunicar de forma eficaz com o seu cirurgião oral e maxilofacial. Procure sempre o aconselhamento do seu cirurgião oral e maxilofacial a respeito de um problema de saúde oral.