Cirurgia Ortognática

O que é Cirurgia Ortognática?

Cirurgia ortognática é a cirurgia realizada por um Cirurgião Bucomaxilofacial para corrigir uma ampla gama de deformidades dento-faciais, que incluem irregularidades dentárias até grandes discrepâncias esqueléticas entre os ossos maxilares. Os indivíduos que são acometidos por estes problemas apresentam distúrbios mastigatórios, disfunções articulares, engrenamento incorreto dos dentes (má-oclusão), problemas respiratórios, distúrbios na fonação (fala) e comprometimento estético da face.

A cirurgia ortognática é a solução correta para que sua face atinja a harmonia funcional e estética que você deseja.

 

Objetivos da Cirurgia Ortognática

  • Obter o padrão de beleza do sorriso, tornado-o mais atraente
  • Obter o padrão de beleza facial, tornado a face mais harmônica
  • Corrigir problemas funcionais de mastigação, deglutição e fonação
  • Corrigir as “mordidas erradas” (Má-oclusão)
  • Tornas as vias aéreas mais pérveas, contribuindo para melhor padrão respiratório
  • Corrigir sintomas de ronco e apnéia do sono
  • Corrigir possíveis desordens articulares e dores orofaciais

Causas das deformidades faciais

As deformidades faciais ocorrem quando um ou mais ossos que compõem a face exibem qualquer alteração de forma, posição e principalmente tamanho, devido ao crescimento excessivo ou insuficiente.

Tal alteração de desenvolvimento pode ser causada por fatores hereditários ou ambientais, que atuam após o nascimento; e atuam durante o crescimento facial do paciente e estabilizam após o término do crescimento (por volta dos 17-18 anos de idade).Qualquer osso da face pode ser acometido: maxila, mandíbula, nariz, osso malares... e este efeito causa uma modificação visível na harmonia e estética facial.

Sequência de Tratamento

Após a consulta inicial e realização de exames complementares, a sequencia normal de tratamento é a instalação de aparelhos ortodônticos junto ao especialista em ortodontia, para tratar inicialmente a porção dentária da deformidade dento-facial. Após este preparo ortodôntico a cirurgia pode ser planejada (link para planejamento virtual tridimensional) e então realizada conforme o planejamento executado, com o intuito de corrigir completamente a deformidade dento-facial. Após a cirurgia há ainda a etapa de finalização ortodôntica, onde o paciente debe continuar o uso de aparelho ortodônticos por aproximadamente 5 meses, a fim de promover os ajustes finais da oclusão e obter o engrenamento final entre os dentes uperiores e inferiores.