Cirurgia Ortognática

Novidades em cirurgia ortognática

A cirurgia orotgnática está passando por constante crescimento e desenvolvimento, permitindo que novas metodologia e inovações técnicas sejam apreciadas pelos cirurgiões bucomaxilofaciais. A clínica FACE trabalha com o que há de mais moderno e inovador nas técnicas cirúrgicas e materiais utilizados em sua cirurgia.

Planejamento virtual tridimensional

Softwares de computador que nos permitem sobrepor as fotos do paciente sobre a tomografia computadorizada de face são utilizados na execução de um planejamento virtual tridimensional. Esta ferramenta permite a visualização do resultado que se pretende obter com a cirurgia, minimiza os erros de planejamento e favorecem a obtenção de resultados mais previsíveis e milimetricamente precisos. Ainda, permitem a confecção de guias cirúrgicos customizados (personalizados), que guiarão a cirurgia para o resultado planejado.

Cirurgia Piezoelétrica (Piezosurgery)

 

Atualmente, estamos em uma nova era da odontologia, onde se busca as técnicas menos invasivas e também o melhor tratamento, visando o conforto e uma melhor recuperação dos pacientes.  Desta forma surge uma nova alternativa para cirurgias, fugindo das técnicas de cirurgias tradicionais (realizados com brocas rotatórias e serras reciprocantes), a cirurgia óssea piezoelétrica (realizada com instrumentos ultrassônicos).

Esse novo conceito consiste em uma cirurgia avançada que emprega vibrações ultrassônicas para promover os cortes necessários no osso, obtendo-se cortes com precisão e seletividade, com um mínimo de dano as estruturas da boca e face; consequentemente atingindo melhor preservação da gengiva, nervos, membranas, dentes e vasos sanguíneos. Ainda,  reduz sensivelmente o sangramento durante as intervenções cirúrgicas, melhorando a visibilidade durante o procedimento e diminuindo fenômenos inflamatórios indesejáveis, como edema e dor.

 

As perspectivas de utilização deste instrumento prometem revolucionar importantes paradigmas nas diversas áreas da Cirurgia. A Clínica FACE, procurando sempre oferecer que há de melhor, coloca a disposição de seus pacientes essa nova tecnologia PIEZOSURGERY, visando o sucesso e a satisfação de seus procedimentos cirúrgicos e de seus pacientes.

 

Ortodontia acelerada

 

O tempo de tratamento associado ao tratamento ortodôntico constitui uma das maiores queixas dos pacientes que necessitam este tipo de correção. A ortodontia acelerada é o mais novo método para mover os dentes mais rapidamente do que os aparelhos convencionais, e definitivamente uma opção para você e seu ortodontista considerar. Enquanto o tratamento ortodôntico convencional pode demorar de um a três anos para corrigir o seu sorriso, a associação da técnica cirúrgica de ortodontia acelerada reduz o tempo de tratamento a um terço do tempo total, podendo proporcionar um sorriso estético e harmônico em apenas três a oito meses.

Este tratamento envolve uma equipe de especialistas dentais que foram especificamente treinados para este objetivo. O procedimento é feito sob anestesia local em ambiente de consultório odontológico e os resultados são obtidos com segurançaa e num tempo de tratamento muito inferior aos tratamentos convencionais.

Benefício Antecipado

Planejamento computadorizado

Como o próprio nome indica, os benefícios da cirurgia são antecipados. Este protocolo de tratamento, popularmente conhecido na literatura científica como surgery-first, ou cirurgia primeiro, foi desenvolvido e popularizado como uma alternativa à sequencia tradicional de tratamento orto-cirúrgico, onde o paciente passa por um período de ortodontia para correção dentária, seguido de cirurgia ortognática e mais uma etapa de ortodontia para refinamento do resultado obtido na cirurgia.

Com esta abordagem inovadora, o Dr. Fernando Antonini realiza a cirurgia ortognática já no início do seu tratamento, acelerando a correção de suas queixas estéticas e funcionais e permitindo que as alterações dentárias sejam corrigidas após a cirurgia em um tempo bastante reduzido. Dentre outras vantagens, este protocolo reduz drasticamente o tempo de tratamento e permite que o paciente escolha quando quer ser operado. Ainda, os resultados estéticos que os pacientes desejam são visíveis imediatamente, já que o tempo de preparo ortodôntico pré-operatório associado ao tratamento convencional é poupado.

No entanto, é importante que se entenda que existem indicações para a utilização desta técnica, não sendo aplicável em todos os casos.

Tempo de tratamento reduzido

Técnicas cirúrgicas inovadoras e materiais cirúrgicos de última geração colaboram para reducao do tempo de tratamento em 50%, permitindo que o paciente retorno as suas atividades diárias precocemente

Cirurgias Minimamente Invasivas

Técnicas cirúrgicas e procedimentos associados a anestesia, cirurgia e cuidados pós-operatórios que ajudam a reduzir o desconforto, a inflamação e possíveis complicações pósoperatórias. A equipe de profissionais da clínica FACE e hospitais associados são treinados para implementar técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, de forma a garantir uma cirurgia mais rápida e menos agressiva, garantindo uma recuperação pós-operatória agradável ao paciente.

Os requisitos para uma cirurgia minimamente invasiva desenvolvidos pela equipe FACE consiste em:

  1. Planejamento preciso: O planejamento virtual tridimensional permite que os movimentos ósseos sejam planejados virtualmente e guiados por um software de computador. Esta tecnologia permite a confecção de guias cirúrgicos personalizados que ajudam a reduzir o tempo cirúrgico. A clínica FACE é a única da região a utilizar desta tecnologia contemporânea para o planejamento da correçãoo das deformidades dento-faciais;
  2. Hipotensão controlada e monitoração anestésica trans-operatoria: O controle meticuloso da pressão arterial pela equipe anestésica dos hospitais associados reduz drasticamente a perda de sangue durante o procedimento cirúrgico, auxiliando para um tempo cirúrgico reduzido e evitando a necessidade de transfusão de sangue para o paciente;
  3. Pequenas incisões e uso de micro-bisturi elétrico: A utilização de pequenas incisões para exposição das áreas cirúrgicas reduz sangramento e os desconfortos pós-operatórios associados a cirurgias mais invasisas. Ademais, o uso de micro-bisturi elétrico com ponta de tungstênio permite incisões delicadas e precisas, auxiliando também no protocolo de cirurgia minimamente invasiva e contribuindo para um período pós-operatório confortável e sem contrações cicatriciais nos tecidos incisados;
  4. Cirurgias rápidas: Procedimentos longos e demorados contribuem para aumento do risco de infecção e inflamação pós-operatória. Tempos cirúrgicos reduzidos são obtidos com a experiência e coordenação da equipe cirúrgica. Os profissionais envolvidos em sua cirurgia são experientes e conduzem uma casuística significativa em cirurgias ortognáticas.
Sempre uma passo a frente

O Dr. Fernando Antonini está em constante atualização profissional, inclusive contribuindo para a atualização de outros profissionais através de publicação de artigos científicos na diversas áreas da cirurgia bucomaxilofacial e da implantodontia, sempre objetivando a busca do tratamento mais adequado e contemporâneo para seus pacientes.