Cirurgia Oral e Maxilofacial

Remoção de pequenos cistos

Cistos e tumores benignos que se desenvolvem dentro dos osso maxilares são lesões comuns e facilmente tratadas por um cirurgião bucomaxilofacial.

Tumores benignos como lipomas, fibromas, hemangiomas e cistos ósseos também acometem a cavidade bucal. O diagnóstico destas lesões envolvem avaliação clínica e exames de imagem específicos. Apesar de alguns casos responder bem a tratamentos clínicos, a maioria destes processos exige cirurgia oral para estabelecer a cura definitiva.

Cirurgias para-endodônticas

Normalmente, apenas o tratamento de canal é suficiente para promover a cura do dente com infecções agudas e crônicas. No entanto, em alguns casos, o tratamento de canal apenas não promove a eliminação completa da lesão no ápice da raiz, sendo indicado então a cirurgia paraendodôntica para remoção desta lesão.

Cirurgias pré-protéticas

Cirurgias que tem por finalidade o preparo do osso ou da gengiva para melhor receber e adaptar uma prótese dentária. Tais cirurgias podem envolver a colocação de materiais de enxerto, visando sempre restaurar a qualidade do osso e da gengiva e assim devolver ao paciente o conforto e a tranquilidade de poder falar, sorrir e mastigar sem passar vergonha.

Cirurgias com finalidade ortodônticas

Instalação de dispositivos de ancoragem esquelética

Dispositivos de ancoragem esquelética, como miniimplantes e miniplacas de titânio promovem o controle da ancoragem nos movimentos ortodônticos, contendo os movimentos indesejáveis dos dentes e consequentemente facilitando e acelerando o tratamento ortodôntico. Consulte seu ortodontista sobre esta incrível oportunidade.

Tracionamento de dentes inclusos

Sempre que possível, deve-se tentar o aproveitamento dos dentes inclusos (que não “nasceram”). Uma pequena cirurgia na boca promove a colagem de um dispositivo de tracionamento no dente, que será tracionado para o seu devido lugar por seu ortodontista. Tal procedimento evita a extração do dente e ainda possibilita a movimentação ortodôntica dos outros dentes, permitindo a obtenção de um sorriso harmonioso e estético.