Cirurgia Maxilofacial

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório, estruturas crânio-facias e anexos, incluindo os dentes.

Traumas faciais

Cirurgiões bucomaxilofaciais são altamente treinados no tratamento cirúrgico e reconstruções dos traumatismos orais e maxilofaciais. A expertise e o conhecimento em estética e função da face, boca, maxilares e dentes que o Dr. Fernando apresenta o torna super indicado no tratamento destas lesões.

Patologias e reconstruções maxilofaciais

O Dr. Fernando Antonini atua há 6 anos como professor da disciplina de Patologia Bucal e possui experiência expressiva no diagnóstico, planejamento e tratamento dos mais variados tipos de lesão que acomete boca e maxilares. Ademais, atua com as técnicas mais modernas, realizando reconstruções extensas baseadas em planejamentos virtuais 3D e próteses customizadas.

Cirurgias pediátricas

Crianças que necessitam cirurgia oral e maxilofacial requerem tratamento especializado e individualizado durante a fase de crescimento. A equipe da clínica FACE é constituída de profissionais especializados no tratamento das diversas enfermidades que acometem bebês, crianças e adolescentes.

Traumatismos dentários e maxilofaciais

Fraturas dentárias ou de ossos da face são causados por acidentes, agressões ou quedas, e necessitam tratamento não apenas para recuperar a aparência, mas também devolver funcionalidade à região afetada. Cirurgiões bucomaxilofaciais são altamente treinados no tratamento cirúrgico e reconstruções dos traumatismos orais e maxilofaciais.

A expertise e o conhecimento em estética e função da face, boca, maxilares e dentes que o Dr. Fernando Antonini adquiriu ao longo do tempo o torna completamente apto a lhe fornecer resultados fantásticos e impressionantes mesmo nas condições adversos causados por um trauma facial.

Patologias e reconstruções cirúrgicas

Diversos cistos, tumores e outros tipos de lesões podem acometer a cavidade bucal e os ossos maxilares, variando em tamanho, tempo de evolução, grau de sintomatologia e poder de dano as estruturas adjcantes, principalmente os ossos maxilares.

Clinicamente, podem se apresentar latentes ou assintomáticos por longos períodos de tempo, levando ao diagnóstico tardio de uma lesão já extensa. No entanto, podem manifestar algum sinal durante sua evolucao, tais como: dor dentária ou maxilar, edema (inchaço), movimentações dentárias, perda do osso de suporte dos dentes e fraturas inesperadas e indesejadas.

O conhecimento das características clínicas e radiográficas dos variados cistos e tumores que acometem a boca é essencial para o diagnóstico e tratamento precoce e adequados. Em todos os casos o procedimento cirúrgico é o que determina a cura definitiva. Uma bióspia da região envolvida é necessária para corroborar com a suspeita de diagnóstico e estudar a lesão para avaliar a necessidade de tratamentos adicionais e acompanhar a completa cicatrização do tecido envolvido.

Diagnóstico rápido

Qualquer lesão que não desapareça após 15 dias deve ser avaliada por um especialista para excluir a hipótese de lesão maligna.

Cirurgias pediátricas

Realizamos cirurgias sob sedação consciente para que o(a) paciente tenha uma experiência agradável e permita a realização de todo e qualquer tratamento sem precisar de ambiente hospitalar e anestesia geral.

Tratamentos disponibilizados

Cirurgias orais e maxilofaciais pediátricas englobam cirurgias orais, maxilares e craniofaciais. Tais cirurgias visam corrigir diversas desordens congênitas (presentes ao nascimento) e adquiridas, reconstruindo defeitos ósseos, corrigindo deformidades faciais e restaurando a estética e a função craniofacial.

Cirurgia Oral

Ocasionalmente crianças devem ser submetidas a extrações dentárias para correção de má-oclusões, remoção de dentes anquilosados ou remoção de cistos odontogênicos mais comuns nos primeiros anos de vida. A equipe da Clínica FACE oferece todo suporte e atenção necessários para o tratamento integral (conservador e/ou cirúrgico) das necessidades do(a) paciente.

Crianças podem ter queixas quando inserções musculares abaixo da língua ou dentro do lábio superior são muito aderidas. Os problemas associados a esta condição incluem dificuldades de fala, fonética inapropriada, mau posicionamento dentário ou ainda dificuldade de movimentação dentária com aparelhos ortodônticos.

Essas inserções são chamadas de freio lingual e freio labial, e necessitam ser removidos para eliminar as queixas do paciente. Uma pequena cirurgia é realizada sob anestesia local, prevenindo que problemas maiores se instalem com o crescimento facial.

Má-formações congênitas

Fissuras lábio-palatinas, conhecidas como “lábio leporino”, são as má-formações congênitas mais comuns, e ocorrem devido a uma alteração durante o desenvovlimento facial. O tratamento adequado exige atenção especial ao paciente por parte de uma abordagem multidisciplinar. Procedimentos cirúrgicos realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial corrigem o defeito alveolar, melhorndo as funções do lábio e do nariz e assegurando adequada deglutição e fonética, aparência facial harmoniosa e principalmente permitindo um convívio social normalizado.

CIRURGIAS COM FINALIDADES ORTODÔNTICAS

Movimentos ortodônticos muito mais rápidos e mais estáveis através de dispositivos de ancoragem ortodôntica, como mini-implantes e miniplacas de titânio

Soluções em cirurgias maxilofaciais

Graças ao nosso experiente time de especialistas, a clínica FACE – Fernando Antonini Cirurgia e Estética fornece soluções para seus problemas ou queixas, independente de quais forem. seja a remoção de dentes do siso, uma deformidade de face, a colocação de implantes dentários, uma lesão (patologia) em seu osso maxilar, um trauma de face que tenha sofrido ou ainda um problema em sua articulação têmporo-mandibular (ATM). Visite-nos e saiba como podemos ajudar!